IMAGEM CORPORAL
No sentido estrito das palavras, imagem corporal é apenas a forma como se vê. No entanto, gosto desta descrição do investigador e psicólogo Thomas F. Cash que a descreve como uma RELAÇÃO.
“Mais do que uma imagem mental de como se parece, a sua imagem corporal consiste na sua relação pessoal com o seu corpo – englobando a sua perceção, as suas crenças, pensamentos, emoções e ações relacionadas com a sua aparência física”
A relação que cada um de nós tem com o seu corpo, a imagem corporal que cada um de nós tem é única.
Ter uma má relação com o corpo é desgastante, desagradável e pode ter consequências em várias outras áreas da vida. Pode impactar as relações, pode influenciar a concentração no dia-a-dia do trabalho ou da escola e pode ser um gatilho para problemas de saúde psicológica.
Esta relação com a imagem corporal, não é de todo sobre o corpo! Pessoas de todas as formas, pesos, condições, cores ou estados de saúde podem debater-se com esta insatisfação. É muito mais um indicador do seu estado interno, da sua saúde psicológica: do seu bem-estar, das suas relações, dos seus níveis de energia, da satisfação em diversas áreas, da sua confiança para lidar com desafios e imprevistos, entre outros.
Uma imagem corporal “positiva” baseia-se numa relação em que o corpo é tratado com:
- respeito (é uma relação bidirecional, “dou e recebo”),
- apreço (compreender que as simples ações que conseguimos tomar diariamente são algo muito valioso),
- aceitação (aceitar que em dado momento o meu corpo é como é, não como “devia ser”, não como “dizem” que devia ser),
- confiança (aprender a escutar e respeitar os seus sinais de fome, saciedade, cansaço ou de outras emoções como o medo, preocupação e tristeza)
- carinho (a forma como o cuidamos, como nos arranjamos, como conversamos com ele… falaríamos assim com uma criança ou com alguém que nos seja querido?).
Aceitação não é resignação, PODEMOS MUDAR e é bastante válido que qualquer pessoa o queira fazer. Mas há que iniciar esse processo no ponto de partida atual. No hoje. Com o seu corpo de hoje.
Um psicólogo pode ajudá-lo a re-conquistar esta relação com o seu corpo.